Loading...
Dicas Preciosas 2017-08-14T14:44:32+00:00
Como monto uma mesa de convidados? Qual a ordem certa dos talheres? 2017-03-12T15:30:55+00:00

Esse é um exemplo de mise en place  montado  por nós para um jantar que tenha no menu entrada, pratos  principaisl e sobremesa.  É claro que existem  montagens mais formais que incluem talheres especificos para saladas,  primeiro e segundo prato, sorbets e lavandas.

 

Você sabe quais são os itens mais esquecidos quando o assunto é Aniversário? 2017-03-12T15:14:33+00:00

É a espátula para o corte do bolo!  Não esqueça delas , dos  pratos de sobremesa e das velas . Lembre-se que se você estiver recebendo em casa, sem o serviço de Buffet, deve pensar  na delicadeza de servir água após corte do bolo.  Se não houverem garçons, basta montar em um aparador as taças, ao lado de uma jarra linda com um balde de gelo! Esse lembrete vale para todas as outras comemorações onde  bolos sejam servidos como bodas ou casamentos por exemplo.

E no pedido de festas em geral? Qual o item mais esquecido? 2017-03-12T15:14:28+00:00

Baldes e pegadores de Gelo, descanso para talheres de serviço,  talheres de serviço, taças de licor, colheres de chá e café.

Como escolher o rechaud ideal para o menu? 2017-03-12T15:13:44+00:00

Parece  óbvio, mas não é.  Até mesmo profissionais muitas vezes erram feio nessa escolha!

Os principais rechauds são: os chamados rechaud chapa, que são aqueles que levam uma travessa de prata ou cobre em cima ; os rechauds panela que são aqueles que tem “caçarolas” de 8 ou 10 litros e os rechauds de pedra sabão que usamos juntamente com as panelas de ferro , travessas de pedra sabão ou cerâmica.

Pratos que sejam feitos com muito molho ou sejam muito cremosos devem ser servidos em rechauds panela – como ensopados e picadinhos. Bobó de camarão, moqueca, curry ou algum prato tailandes também podem ser servidos dessa forma, mas nesses casos para acompanhar esse ar despojado e charmoso, nós sugerimos o rechaud de pedra sabão com as panelas do mesmo material ou com as de ferro.

Medalhões, filets, postas de peixe e aves devem ser servidos em travessas, no rechaud chapa.

Legumes  podem ser servidos em travessas ou refratários  no rechaud chapa.

Arroz é sempre um item polêmico, mas nós defendemos que ele deve ser servido no rechaud panela e não na travessa!

Farofas  vão bem em travessas ou panelas, dependendo do estilo da sua mesa.

Massas  em sua maioria devem ser servidas em rechauds panela.  Com exceção dos canelonis, rondelis e revioles que ficam mais bonitos em travessas no rechaud chapa.

Qual a quantidade ideal de copos que devo alugar para a minha festa? 2017-03-12T15:13:49+00:00

Existe um número base que usamos na maioria dos casos, que é o de 3 copos por pessoa. Essa quantidade aumenta se a festa for menor e tivermos uma variedade grande de bebidas, ou se for montado um bar de drinks por exemplo.

A primeira coisa a se fazer é listar as bebidas que serão servidas na festa : Champagne, Whisky, Vinho Tinto, Vinho Branco, Caipirinhas e bebidas não alcoolicas? Taças de vinho branco e vinho tinto devem ser locadas 1 de cada por pessoa, flutes um pouco menos, copos long drink servem para bebidas não alcoolicas e para o whisky porém é indispensável você ter copos baixos para os que preferem beber da maneira mais tradicional.

Se o evento for um noivado, lembre-se que na hora do brinde todos os convidados geralmente optam por estar com uma taça de champagne nas mãos mesmo se essa não for a escolha de bebida da noite. Então nesse caso é mais seguro prever 1 taça por convidado.

E não se esqueça das tacinhas de licor!